Evolução

21/01/2010

21/01/2010 - 08h59

Veja conselhos para tornar realidade as promessas que você faz

 

GABRIELA CUPANI
MARIANA VERSOLATO
da Folha de S.Paulo

"Em 2010, eu vou.... largar o cigarro, emagrecer, pegar mais leve, ter mais tempo para a família."

Há três semanas, nove em cada dez pessoas comemoraram a virada do ano brindando, pulando ondas, comendo uvas e fazendo muitas promessas para os próximos 12 meses. A noite de Réveillon costuma ser o momento para colocar em prática todo tipo de mudança.

O problema é que, menos de um mês depois, 44% apagaram as promessas junto com os fogos de artifício, mostra uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR). E, para 26%, elas não sobrevivem à primeira semana. Para não se juntar ao contingente que vai terminar 2010 assim como começou, veja dicas para transformar as promessas em realidade.

Vencer o sedentarismo

O primeiro passo é escolher uma atividade que lhe dê prazer, em que se sinta bem. Leve em conta se prefere praticar em grupo ou sozinho. Se quer manter o condicionamento, atividades como andar ou dançar são boas opções. Se o objetivo for manter a força, exercícios de resistência. Se quer evitar dores nas costas, prefira atividades de flexibilidade.

Depois, encontre o momento na sua rotina que reservará para a atividade e marque o compromisso na agenda. O ideal é meia hora todos os dias. "Mas não faça tudo de uma vez; dez minutos são importantíssimos para quem está parado há muito tempo", diz Timóteo Araújo, assessor técnico-científico do Programa Agita São Paulo, coordenado pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

O American College of Sports Medicine dá outras dicas para quem vai começar: listar um plano de metas com o objetivo que se quer alcançar com a atividade física e os riscos de autossabotagem, fazer do exercício um ritual como escovar os dentes e sempre pesar prós e contras da atividade.

Ou seja, lembre que se, por um lado, exercitar-se significa mais um compromisso, por outro significa ganhos à saúde. "Espere pelo menos 90 dias para se cobrar algo, mas os benefícios psicológicos chegam antes, como melhoras no humor, na autoestima e no prazer", diz Araújo. Atividades como andar para o trabalho ou passear com o cachorro contam para a semana de atividade física.

Ser mais organizado

A bagunça, às vezes, é tão grande que não se sabe por onde começar. E a decisão de finalmente organizar a casa, as finanças e os papéis acaba ficando para depois. A procrastinação, aliás, é um hábito comum entre os desorganizados, segundo José Luiz Cunha, diretor da empresa de consultoria OZ! - Organize sua Vida. Para ele, o primeiro passo para organizar sua vida é colocar no papel aquilo que você quer colocar em ordem.

Depois, é preciso tomar uma atitude. "Em vez de olhar a confusão como um monstro, comece arrumando as gavetas da cozinha. Na outra semana, a prateleira. O importante é começar, e não tem melhor hora para isso. Quanto mais a confusão acumula, mais as pessoas adiam." Outra dica é escolher uma agenda que você use durante o ano todo --e não apenas nas primeiras semanas. Para isso, é preciso que ela esteja o tempo todo com você --tanto faz um "smartphone" ou uma agenda de papel, desde que você anote ali todos os seus compromissos.

Cunha também recomenda vencer o medo de jogar coisas fora. "As pessoas acham que podem ter problemas quando jogam algo no lixo. Mas o ideal é se perguntar: 'Eu vou precisar disso realmente?', e não imprimir coisas à toa", sugere. Ele recomenda guardar contas e seus comprovantes de pagamento em pastas específicas durante cinco anos e doar livros escolares e presentes nunca usados. Para quem tem dificuldades em organizar melhor o tempo, a dica é não marcar uma coisa em seguida da outra e deixar 20% do seu dia livre (se você trabalha oito horas, isso equivale a uma hora e meia), já que podem surgir imprevistos. Para quem convive com o trânsito, é preciso planejar os compromissos com mais tempo de folga e avaliar a quantidade de tempo disponível para distribuir as atividades ao longo do dia.

"A tendência das pessoas é achar que vai dar tempo. Por isso é importante usar a agenda e planejar sua rotina diariamente", aconselha.

Emagrecer

Em primeiro lugar, não se imponha desafios impossíveis. "Não radicalize, isso desmotiva", diz Márcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Isso significa não riscar alimentos do cardápio ou pular refeições.

"As proibições que a pessoa se coloca não levam à reeducação alimentar", diz ele. "Ela fica sem comer um tempo e depois volta." Em geral, um programa de emagrecimento leva à perda de 0,5 a 1 kg por semana.

Se a pessoa tem obesidade grave, pode perder mais. Se tem ligeiro sobrepeso, pode perder até menos. Por isso, não se guie por exemplos. Marque uma data para iniciar e comece com mudanças simples como comer mais salada e diminuir a quantidade de guloseimas ou, ainda, reduzir as pizzas para uma vez por mês.

Se for preciso, procure um nutricionista ou médico para orientar a dieta, mas nunca tome remédios por conta própria. Eles são indicados em casos específicos. Para seu programa de emagrecimento ser bem-sucedido, não faça nada diferente enquanto come --como ver TV ou ler jornal. Não coloque travessas na mesa para não se servir demais e aprenda a mastigar devagar, pousando os talheres entre os bocados.

Outra dica essencial é não fazer compras com fome e preferir alimentos que requerem preparo.

Por fim: não se pese mais do que uma vez por semana. "Concentre-se no comportamento; a perda de peso será uma consequência", afirma Mancini.

Ser menos estressado

Para quem quer uma vida mais tranquila, o caminho é avaliar a rotina e identificar a origem do estresse, afirma Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR. O cansaço e a angústia vêm do trânsito, do ambiente profissional ou da falta de tempo? Depois de fazer esse diagnóstico, é preciso tentar criar novos comportamentos, com flexibilidade para encarar os erros e aprender com eles.

"As falhas e a desistência podem gerar ainda mais estresse", diz Rossi. Uma das fontes de problemas para quem mora em cidades grandes é o trânsito. Rossi recomenda: é preciso assumir que ele caótico.

Com isso em mente, as pessoas podem se programar para tentar tornar as viagens menos estressantes.

Algumas alternativas são escapar dos horários de pico e se programar para sair antes ou depois da hora do rush, criar novas rotas e pensar em maneiras de se entreter no carro, como ouvir uma boa seleção de músicas, aprender idiomas ou organizar o trabalho mentalmente.

Ter boas noites de sono e cultivar o círculo de amizades também ajudam a aliviar a tensão.

Isso significa manter contato com os amigos (nem que seja por telefone ou e-mail) e reservar um dia para um encontros -pode ser um "happy hour" ou um almoço semanal.

Organizar melhor seu tempo, para, de fato, descansar nas horas de lazer é essencial. "Tenha disciplina para executar o trabalho no horário correto e não leve tarefas para casa", sugere Rossi. Além disso, tente não monitorar nem planejar o trabalho nos fins de semana.

Exercícios físicos são outra alternativa para descarregar e recarregar energias. Além dos que trazem relaxamento, como ioga e tai chi chuan, os esportes podem ser boas válvulas de escape. Tanto faz a modalidade: o que importa é que o exercício seja prazeroso para que ele não vire outra fonte de estresse.

Parar de fumar

Ok, sua saúde agradece se você largar o cigarro o quanto antes. "Mas cuidado com as decisões impulsivas. O tabagismo é uma doença e parar de fumar exige um trabalho interior e mudanças de comportamento", avisa o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, chefe do ambulatório antitabagismo do hospital Oswaldo Cruz. Por isso, primeiro é preciso admitir a dependência da nicotina. Quando se sentir pronto, estabeleça um dia na agenda e prepare-se para isso. Decida se vai procurar um médico e tomar remédios.

Escreva num papel por que quer parar e leve-o sempre com você.

Cinco dias antes, faça algumas mudanças: atrase em uma hora o primeiro cigarro, tente não fumar após o almoço, procure passar mais tempo sem fumar. No dia D: elimine todos os cigarros de casa, do trabalho e do carro, além dos cinzeiros. Procure manter-se ocupado, mas em atividades de pouco estresse, e prefira os locais onde é proibido fumar. Na hora da fissura, lembre-se que a vontade de fumar desaparece em um ou dois minutos. Beba dois copos de água e evite atividades que estejam associadas a fumar, como tomar um cafezinho ou cerveja. Se perceber que é muito dependente, procure um médico e um grupo de apoio.

"Hoje há um grande arsenal terapêutico e qualquer um pode largar o vício sem grandes sofrimentos", avisa Kirchenchtejn. E não se iluda: mesmo após alguns meses você ainda sentirá vontade de fumar. Uma tragada pode pôr todo o esforço a perder.


Li essa reportagem na Folha de S. Paulo hoje e achei muito interesante. Volto em breve com postagem normal, talvez ainda hoje.

Feliz 2010 para todos!!!

Beijos e fiquem com Deus!

:: Postado por Paty Roberta às 09h33
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Nome: Patrícia Roberta
Idade: 35 anos
Cidade: Franco da Rocha/SP
Signo: Libra (04/10)
Estado civil: Solteira
Formação: Bacharel em Ciências Contábeis; pós-graduada em Administração de RH
Ocupação: Supervisora administrativa de uma empresa de pequeno porte há 18 anos
Altura: 1,63 m
Peso Inicial: 73 Kg (Março/2005)
Peso Atual: 69,8 Kg (argh!)
IMC Atual: 26,27 (sobrepeso, de novo!!!)
Meta: 60 Kg

Quer falar comigo?
robertamelo@uol.com.br


.::MINHAS FOTOS::.


Objetivo: Emagrecimento saudável e definitivo (mas nada impede que eu fale sobre qualquer assunto no MEU blog!)
Ferramentas utilizadas atualmente: Tratamento psicológico e psiquiátrico para compulsão alimentar; acompanhamento nutricional; BLOG
Maiores desafios: deixar de "comer" emoções; "emagrecer" a cabeça; manter o peso após alcançar a meta
Maiores incentivadores: Minha mãe (que prepara as minhas refeições); Maria Augusta (minha médica ortomolecular, que tem toda a paciência do mundo comigo); minha ex-terapeuta Lia, minha terapeuta atual Magda (que me ouve e não me julga pelas minhas "esquisitices"); minha dermatologista/amiga Célia (que me ouve, me aconselha, me deixa menos feia, eleva meu astral!); meus patrõezinhos queridos (que aguentam cada uma de mim, e além disso me avisam quando começo a "relaxar" com meu corpo!); minha nutricionista Marta; meu psiquiatra; meu cardiologista; minhas amigas/amigos blogueiros light (sem comentários...essa "tchurma" levanta até defunto!!!rs)


ELIMINEI 3,200 KG... AINDA FALTAM APENAS 9,800 KG!!!



.:: UM POUCO MAIS SOBRE MIM ::.

Características pessoais: A vida prá mim é URGENTE, tenho "sede" de viver...não suporto a ideia de ficar esperando as coisas "caírem do céu". A palavra COMODISMO passa longe do meu vocabulário...sou muito "intensa"!!! Sou bastante ansiosa, mas vejo isso como um ponto positivo da minha personalidade, afinal é isso que me impulsiona a "correr atrás" de tudo o que quero! O lado negativo disso, é que sou muito controladora, e a possibilidade de perder o controle sobre determinada situação deixa minha ansiedade fora dos limites. Odeio pendências, gosto de resolver as coisas "prá ontem"! Apesar de ser libriana, não sou muito equilibrada (risos!), vivo "extremos": sou calma, e ao mesmo tempo agitada; sou decidida, mas totalmente insegura; sou vaidosa e ao mesmo tempo "desencanada"; sou compreensiva, mas "pavio curto" em muitos casos; sou extrovertida, mas muito tímida (?)...enfim, vivo em meio a essas "ambiguidades". Acredito que a minha maior qualidade seja a SINCERIDADE, o que muitas vezes me deixa em "maus lençóis", já que nem todo mundo gosta de ouvir certas "verdades"! Sou extremamente PERSISTENTE, e acho até que por isso, sempre consigo TUDO o que quero (poderosa, né? hehehe!). Essa persistência toda me torna também um pouco TEIMOSA, mas nada que um bom "puxão de orelha" não resolva (risos!). Meu maior defeito ainda é não saber dizer NÃO, o que me faz muitas vezes abrir mão de meus próprios interesses, em prol de outrem. Sou apaixonada pelo meu trabalho, aliás não consigo me imaginar trabalhando em algo que não gostasse... Sou uma perfeccionista em tratamento, preciso parar de me cobrar tanto, deixar a coisa "rolar" com mais naturalidade. Costumo ter muitos amigos, pois sou muito fiel, e uso o diálogo como ferramenta para sanar possíveis desentendimentos. Amo crianças, e acho que por isso tenho tantos afilhados (risos!). Gosto muito de ler, mas uma das minhas principais paixões é VIAJAR...se tivesse condições financeiras mais favoráveis, faria isso com mais frequência! Meu maior desafio atualmente, é resgatar a minha AUTOESTIMA, totalmente "deteriorada" por vários relacionamentos fracassados, sempre finalizados com TRAIÇÃO (snif!). Acho muito importante cuidar da aparência e bem-estar, se "paparicar" muito, mas SAÚDE ainda é prioridade...sou totalmente contra "modismos" e "excessos" em nome da beleza!

Roberta x Balança: na infância, fui bem magra, com direito a pequenas "chantagens" da minha mãe para que eu comesse, fora as inúmeras vitaminas que eu tomava (Biotônico Fontoura batido com ovo de pata e leite condensado, por exemplo!). Comecei a engordar a partir dos 17 anos, quando parei de praticar atividade física, comecei a ingerir marmitex cheia de "conservantes", tomar medicamentos fortes para acne...enfim, foi uma junção de fatores! A princípio, não me incomodei muito, já que era extremamente magra e fiquei até mais "bonitinha" (risos!), mas com o decorrer do tempo, fui engordando cada vez mais, e sinceramente não sei dizer exatamente quando perdi o controle. Devido a problemas emocionais decorrentes da "vida adulta", fui perdendo as "rédeas" da situação, e claro que o "efeito sanfona" se fez presente. Meu peso mínimo foram 52 Kg (adulta) e o peso máximo 81 Kg. Apesar de já não me considerar gorda, não posso descuidar mesmo, pois tenho forte tendência ao aumento de peso.

Cirurgia: Mamoplastia redutora em 12/07/2006


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[Essa foto é prá que EU não esqueça tudo o que já conquistei...nela estava com uns 71 Kg!]



Métodos que já utilizei para emagrecer:

 

Obs.: Coloquei esses itens para vocês perceberem o grau de dificuldade de me manter no peso, porém acredito que muitos deles poderiam ter sido eficazes, se eu realmente tivesse me determinado a emagrecer...Uma pessoa controladora não pode se utilizar de métodos de relaxamento, como os dois últimos citados, por isso nem posso criticar!

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-


Alimentos que fazem parte da minha reeducação:

 

Obs.: Não considero nenhum alimento PROIBIDO, mas evito o leite e seus derivados, pois descobri que não são bem digeridos pelo meu organismo; não como muita carne vermelha, até por não fazer questão; evito frituras, mas como quando me dá vontade; como pouco sal por ser hipertensa, e quase não utilizo adoçante, por ter acostumado ao sabor dos alimentos ao natural; Adoro chocolate e doces em geral, essa é minha principal tentação, principalmente na TPM.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-


 

- Pesagens -

11/03/2005 - 73,000 Kg
30/04/2008 - 66,700 Kg
15/05/2008 - 65,200 Kg
29/05/2008 - 63,700 Kg
08/06/2008 - 62,800 Kg
18/06/2008 - 62,000 Kg
29/06/2008 - 61,100 Kg
14/07/2008 - 60,900 Kg
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03/10/2008 - 61,300 Kg
01/11/2008 - 64,700 Kg
09/11/2008 - 63,000 Kg
22/11/2008 - 62,400 Kg
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19/01/2009 - 68,200 Kg
26/01/2009 - 68,600 Kg
28/01/2009 - 69,400 Kg
04/02/2009 - 68,200 Kg
11/02/2009 - 66,600 Kg
18/02/2009 - 66,900 Kg
25/02/2009 - 66,200 Kg
07/03/2009 - 67,500 Kg
14/03/2009 - 66,600 Kg
21/03/2009 - 66,100 Kg
28/03/2009 - 66,100 Kg
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06/02/2010 - 69,800 Kg




"Uma longa viagem começa com um único passo..." 

 

(Lao-Tsé)



Batalhas vencidas:


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"Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é querer que o outro não tenha!"

(Zuenir Ventura)


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101 coisas em 1001 dias

Início:15/01/2007
Término:12/10/2009

1.Fazer financiamento ou consórcio de uma casa ou apartamento[01/2008]

2.Morar sozinha

3.Ter um animal de estimação

4.Eliminar ao menos 300g por semana até atingir minha meta

5.Fazer uma abdominoplastia

6.Pesar 60 Kg e me manter nesse peso até o final do projeto

7.Vender minha esteira    [Em 21/01/07]

8.Voltar para Academia[Desde 01/2008]    

9.Aprender a correr

10.Participar de pelo menos 02 corridas por ano

11.Comprar um monitor cardíaco [02/2008]

12.Fazer uma seleção de músicas no MP3 player para corrida

13.Passar uma semana no SPA [06/02 – 15/02/07]

14.Ir ao cinema a cada 02 meses

15.Assistir ao menos um DVD por mês em casa

16.Ir ao teatro ao menos 02 vezes ao ano

17.Poupar 10% do meu salário por mês até conseguir o financiamento do imóvel[01/2008]

18.Fazer uma viagem ao exterior[12/2007]

19.Postar no blog a cada 15 dias

20.Ir a um Encontro de Blogueiras Light no RJ[05/2009]

21.Terminar minha pós-graduação [07/2008]

22.Conseguir apresentar um trabalho da faculdade com clareza, sem gaguejar[06/2008]

23.Fazer um curso de inglês

24.Tomar sol/ ficar bronzeada pelo menos 02 meses no ano

25.Arranjar um namorado[Desisti]

26.Passar um fim-de-semana romântico num Hotel Fazenda[Desisti]

27.Ler todos os livros pendentes que eu tenho

28.Ler ao menos 02 livros por mês

29.Fazer um curso de auto-maquiagem

30.Usar maquiagem diariamente

31.Comemorar meu aniversário

32.Fazer aula de dança [03/2008]

33.Ficar sem tomar anti-depressivos por 01 ano

34.Passar 01 dia inteiro fazendo compras pra mim e não me arrepender disso

35.Voltar a fazer hidratação no cabelo 01 vez por mês [Desde 03/2007]

36.Fazer um “Cruzeiro Fitness” ou "Cruzeiro Zen" [09/02 - 12/02/08]

37.Trocar os pneus do meu carro [03/02/07]

38.Conhecer a casa da minha irmã [06/04/07]

39.Diminuir meu percentual de gordura corporal

40.Trocar a minha balança

41.Conhecer a Flavia pessoalmente

42.Visitar a minha amiga Dany e seus pimpolhos pelo menos a cada 02 meses[Desde 06/2007]

43.Organizar meu “armário de papéis” de casa [05/2008]

44.Lavar e/ou engraxar TODOS os meus sapatos [16/03/07]

45.Doar minha coleção de VHS da Folha de SP [20/02/07]

46.Terminar de assistir a 2ª temporada de LOST[23/04/07]

47.Comprar a 3ª temporada de LOST,quando sair[10/2007]

48.Conhecer mais uma cidade de SP

49.Fazer um tratamento estético para a celulite

50.Comprar 01 vestido vermelho “ultra-sexy”

51.Usar um biquini branco sem me envergonhar da cor ou do corpo

52.Passar 01 dia num SPA urbano

53.Beber 2 lts de água, mesmo estando em casa (no dia-a-dia eu tomo!)

54.Parar de tomar refrigerante light

55.Restringir a ingestão de doces aos fins de semana

56.Comer mais frutas (apesar de gostar muito, às vezes “esqueço”) [Desde 02/2007]

57.Conseguir viajar sem acrescentar mais de 3 Kg no meu peso[12/2007 - 02/2008]

58.Tirar pelo menos 15 dias de férias por ano

59.Emendar algum feriado por conta própria, já que lá na empresa não há “emendas”[Carnaval/2008]

60.Ir a um show de alguma banda/cantor que eu goste

61.Seguir o ritual de beleza proposto por minha dermatologista

62.Fazer um peeling nas costas

63.Fazer tratamento dos “vasinhos” da perna

64.Fazer um curso de jardinagem

65.Fazer um curso de mecânica de automóveis

66.Fazer uma viagem ao Nordeste, em local ainda não conhecido [11/2008]

67.Aprender a nadar

68.Crismar a Amanda e a Samanta

69.Batizar a Larissa

70.Comprar um óculos de sol “legal” [10/2007]

71.Trocar meus óculos de grau, já que troco somente as lentes de contato  [07/2008]

72.Ligar meu computador pelo menos 1x por semana[Desde 02/2007]

73.Entrar no MSN pelo menos 1x a cada 15 dias

74.Fazer upgrade no meu micro ou comprar um novo  [10/2008]

75.Organizar minhas fotos no micro e revelar algumas

76.Organizar demais pastas e arquivos no micro [06/2008]

77.Organizar minha caixa de e-mails [Em 15/04/07]

78.Anotar todas as senhas dos sites que sou cadastrada [02/2007]

79.Parar de parcelar compras no cartão de crédito[Desde 03/2007]

80.Me livrar de despesas desnecessárias com cartão de crédito e produtos bancários [02/2007]

81.Planilhar TODOS os meus gastos por 03 meses[03 a 05/2007]

82.Reorganizar meu ambiente de trabalho de maneira mais prática [Terminei em 11/03/07]

83.Ir trabalhar sempre arrumada

84.Fazer pelo menos um curso de atualização na minha área por ano

85.Fazer um curso de culinária

86.Organizar minhas receitas  [01/2008]

87.Fazer pelo menos 02 receitas por ano

88.Aprender a preparar arroz integral, de forma que fique bem saboroso

89.Reaprender a andar de bicicleta

90.Estabilizar meu humor, através da terapia (sem desmarcar a sessão sem motivo!) [Desde 10/2007]

91.Ampliar meus conhecimentos gerais, através de pesquisas/leituras mensalmente

92.Trocar de celular [01/2008]

93.Mandar polir meu anel de formatura

94.Fazer algumas sessões de drenagem linfática (até voltar a fazer mensalmente)

95.Fazer uma limpeza de pele [11/02/07]

96.Manter meu “ritual de beleza” semanal, mesmo qdo estiver deprimida

97.Aprender a utilizar a máquina de lavar, sem “estragar” as roupas  [05/2008]

98.Voltar a fazer um trabalho voluntário

99.Doar pelo menos 03 cestas básicas por ano

100.Fazer uma nova lista de 101 coisas

101.Não fazer dessa lista mais uma cobrança na minha vida, e sim um incentivo para “lutar” pelo que quero



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